
18 de Março de 2023
Das 21h as 05h
Zig Studio
Av. Pacaembu, 33 SP
Com o tema Renaissance Tropical, a Ball Vera Verão 2023 vem fechando o verão com 16 categorias inspiradas no movimento cultural Harlem Renaissance ,que ocorreu entre 1918 e 1930, e que tem reflexos até hoje em obras como àlbum Renaissance de Beyoncé em 2022, o surgimento da Cultura Ballroom em 1972 e outros renascimentos da comunidade LGBTQIAPN+ pelo mundo.
Reunindo reunindo diferentes Houses da america latina, a programação fomenta a diversidade, saúde, arte brasileira e outras renascenças que nos possibilitam criar novos ares frente todas as grandes crises humanitárias.
A Ball Vera Verão, uma das mais importantes Balls do Brasil foi idealizada pelo Coletivo AMEM em parceria com House of Zion Brasil e teve sua primeira edição em 2017 celebrando a vida e obra do artista Jorge Lafond.
O evento anual propõe um circuito de atividades conta com workshops de dança/performance; encontros para debates e discussões e a Ball Vera Verão fechando a programação

House da cena mainstream fundada em 2007 pelo Icon Pony Zion em NYC, a Iconic House of Zion é um coletivo formado por pessoas negras, latinas, periféricas, LGBTQIAP+ e que utiliza mecanismos da Comunidade Ballroom para abordar discussões sobre gênero, sexualidade, racialidade, prevenção e cuidado a pessoas que vivem com HIV/AIDS.
Fundada no Brasil em 2016, a House of Zion Brasil realiza ações afirmativas através de Balls, performances, ações sociais e culturais.
Entre Brasília, São Paulo e outras cidades, a house realiza ações como Jam de Vogue HOZ, Vogue For Blood e a Ball Vera Verão.
House of Zion Casa Natura Musical: https://www.youtube.com/results?search_query=house+of+zion

Criada em 2016, o Coletivo AMEM é formado por artistas, produtores e ativistas afro LGBTQIAPN+ e tem como principal ação a FESTA AMEM, um espaço de circulação de artistas independentes, acolhimento e de transmissão de conhecimentos através da vida noturna.
Outras realizações do coletivo que se destacam são as Balls anuais Ball Vera Verão, Kiki Ball Afrodiaspórica e Pajuball, além de eventos como Parada Preta, Samba da AMEM e Batalha de Manas.
Comprometido em promover os direitos humanos e exaltar vhidas pretas periféricas LGBTQIAPN+, o coletivo vem levantando importantes pautas que acendem debates sobre raça, classe, gênero, sexualidade, saúde da população preta, HIV e estigma.
Coletivo AMEM Night Embassy Jägermeister: https://youtu.be/wpUlTRzBIKg

Descrição das categorias
1 Baby Vogue (APT): Harlem Renaissance
Movimento cultural e político protagonizado por pessoas negras em 1920 no Harlem em NY/EUA, deixando um legado sem precedentes, como as Drag Balls. Sirva o que te faz RENASCER!
Obrigatório: Vestir um look inspirado no Harlem Renaissance
2 Realness (APT): Contragolpe!
Desde 1500 é golpe atrás de golpe, é cansativo, mas estamos aqui, resistindo e renascendo. Sirva a realidade diária de como é sobre(viver) nessa babilônia chamada: Brasil.
Obrigatório:Trazer um manifesto em sua performance.
3 Tag Team Runway: Arte Urgente Brasileira
(1 American + 1 European)
É tempo de prestigiar a arte feita por pessoas negras, dissidentes e periféricas, que não está nos espaços de prestígio. Sirva o que está sendo re(criado) a partir das urgências sociais no Brasil.
Obrigatório: Apresentar a referência de artistas e suas obras.
4 Vogue New Way (APT): Be Baker
Josephine Baker foi uma dançarina, atriz, cantora, espiã antinazista e ativista dos direitos civis do povo negro norte-americana. Bissexual, era uma DIVA nas drag balls/Harlem Renaissance. Sirva a potência da arte e do ativismo.
Obrigatório: Apresentar referência da vida artivista de Baker.
5 Samba no Pé (APT): Acadêmicos da Vera
Jorge Lafond foi um ator, dançarino, transformista e comediante de televisão, teatro e cinema. Criou a drag queen preta mais popular na TV brasileira: Vera Verão. Desfilou como Rainha de Bateria da Escola de Samba Unidos de São Lucas de São Paulo, em 2002.
Obrigatório: Vestir um look com as cores amarelo e preto.
6 Trans Vogue Performance w/Reveal: O ouro é nosso!
(Categoria exclusiva para pessoas trans)
Na Renascença atual, o ouro roubado voltará ao território original. O ouro é um metal nobre, por isso é cobiçado. Sirva todo seu brilho e revele toda a sua potência TRANS!
Obrigatório: Vestir um look e/ou acessórios dourados.
7 Face com Performance (APT): Indaga Odara
A beleza de um rosto “Odara” é resplandecente, revelando tranquilidade, com ou sem maquiagem e o seu segredo é o Axé! Sirva seu rosto como quem está estampando uma campanha de um produto cosmético.
Obrigatório: Criar uma campanha para uma marca de cosméticos.
8 Hands Performance (APT): Flor de Lótus
Essa flor que nasce na lama, no lixo, em qualquer lugar simboliza a capacidade de renascer, de transformar a adversidade em potencialidade. Sirva uma história com as mãos sobre renascimento/adversidades.
Obrigatório: Usar unhas naturais ou postiças nas cores rosa, azul ou lilás.
9 Bizarre (APT): Alien Superstar
Certa vez, Queen Bey, disse: “I'm one of one, I'm number one, I'm the only one”. Sirva alegoricamente sua interpretação de um Alien Superstar com criatividade, originalidade e principalmente audácia. Mostre que sua performance é “Unique.That's what you are”.
10 Joga Raba (APT): A Raba do Verão
Marquinha do biquíni ou sunga, bronzeamento na laje, banho de mangueira, caixa de som e cerveja são sinais de que o VERÃO chegou. Quem tem joga, e joga em qualquer ritmo
Obrigatório: nos 10s, usar o kit (shortinho, blusinha, chinelo e latinha na mão)
11 Brazillian Runway (APT): Brasil Core
Nosso jeito de desfilar nas passarelas é diferenciado. Sirva o “cunt” brasileiro de caminhar, mas não esqueça de outros elementos, como: pivôs, poses fashion, postura, personalidade e look, então, mostre a modelo que você é!
Obrigatório: Vestir um look inspirado na moda Brasil Core
12 Vogue Old Way (APT): Máscaras Africanas
Na África, as máscaras possuem diversos significados, rememorando mitos e outras tradições ancestrais, através de suas formas, movimentos, cores e materiais. Sirva a “velha forma” inspirada nas máscaras africanas.
Obrigatório: Vestir uma máscara nos 10s.
13 Best Make: Inteligência artificial
(Categoria exclusiva para peles negras)
Seria a Inteligência Artificial uma Renascença visual dos nossos tempos? Com algoritmos que criam cenários e telas, criaram também versões de nós mesmos no metaverso. Sirva uma make e renasça para a realidade virtual.
14 Best Dressed (APT): O luxo é TRASH!
Você já se perguntou qual o destino das toneladas de roupas descartadas quando "sai de moda”? O upcycling dá um novo uso a materiais que iriam para o lixo. Na Renascença não existe desperdício nem poluição. Sirva o melhor look.
Obrigatório: Servir look com reutilização de roupas e tecidos que virariam lixo.
15 Team Vogue Performance 5x5: Tropa de Sião
(baby, old way, new way, soft’n cunt e dramatic)
“1 Voguer só não faz Verão”, então, venha com sua tropa, cada pessoa servindo um estilo e mostre como se renasce em coletivo.
Obrigatório: identidade visual única na performance de no máximo 2 minutos com música editada e enviada com antecedência. Cinco pessoas no grupo, cada uma representando um estilo (baby, old way, new way, soft’n cunt e dramatic)
16 Duo Comment n' Vogue: VHIVA!
(commentator + voguer)
Renascer com mais saúde, qualidade de vida e vitalidade, é nossa missão. Estamos vives e estaremos ainda melhores nos tempos que estão por vir. Sirva seu chant e vogue celebrando o renascimento das pessoas que vivem com o HIV.
Obrigatório: Duas pessoas, uma commentator e uma voguer.
Usar cor vermelha e a palavra “VHIVA”
Documento com descrições das categorias
Ball Vera Verão 2023
18 de Março de 2023
das 21h as 05h
Zig Studio
Av. Pacaembu, 33 SP
Contato: coletivoamem@gmail.com
11 971110192